DOENÇAS TRATADAS

Gliomas Cerebrais

Gliomas são tumores que surgem de células cerebrais gliais, células quem mantêm a estrutura do cérebro. São consequentemente tumores que infiltram intimamente o tecido cerebral, ocupando áreas muitas vezes com funções indispensáveis ao bem estar neurológico do paciente. Eles entremeiam estas regiões nobres cerebrais tornando impossível uma completa remoção do tumor através de uma cirurgia convencional. A tentativa de total remoção levaria à deficiências inaceitáveis ao paciente, como perda da função de um membro, capacidade de falar e mesmo da memória. Portanto a cirurgia deve ser feita com extremo cuidado, usando a melhor tecnologia possível.

Quando operamos estes pacientes tentamos fazer a máxima remoção possível do tumor, porém mantendo todas as funções do paciente. Durante os momentos críticos da cirurgia, ou seja quando a remoção do tumor atinge as regiões de funções nobres,  o paciente é acordado, justamente para que ajude a testar suas funções. Desta maneira, o paciente participa ativamente no ato cirúrgico. Vídeo mostra como o paciente acordado, canta e conta e responde a perguntas para sabermos o quanto de tumor podemos remover sem afetar funções que comprometidas diminuiriam a sua qualidade de vida.

A cirurgia é guiada por um sistema navegação (GPS cerebral), ressonância magnética na sala cirúrgica, monitorizada com eletrofisiologia  e complementada com a ajuda do paciente. Adicionalmente corantes vistos através do microscópio cirúrgico, como a fluoresceína, permitem a diferenciação entre o tecido cerebral normal e o tumor. Usando todas estas medidas conseguimos uma remoção tumoral  a mais ampla possível, mantendo todas as funções do paciente intactas.  Assim que o paciente recupera-se da anestesia estará novamente capaz de exercer todas as suas normais funções e receber tratamentos complementares quando necessário, a depender dos resultados finais do exame do tecido tumoral.


Veja vídeos do paciente:

cirurgia_acordado_cantando_peq

Paciente cantando durante cirurgia cerebral

cirurgia_acordado_contando_peq

Paciente contando durante cirurgia cerebral

cirurgia_acordado_tocando_peq

Paciente já normal, 2 dias após a cirurgia

 


 


 
 
CADASTRE SEU EMAIL PARA

RECEBER NOSSA NEWSLETTER

COM INFORMAÇÕES ÚTEIS SOBRE

CIRURGIAS E ASSUNTOS

RELACIONADOS.